ESCOLHENDO O CÃO

“A ESCOLHA DO CÃO CERTO É UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE DE UM LONGO E PLENO RELACIONAMENTO. MAS, ANTES DE TOMAR TAL ATITUDE, POR FAVOR, PERGUNTE A SI MESMO O MOTIVO POR QUE VOCÊ DESEJA TER UM CACHORRO.  SEJA COMPLETAMENTE HONESTO CONSIGO MESMO PORQUE, ACREDITE, VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ ENGANAR UM CÃO. VOCÊ SE SENTE TRISTE OU SOLITÁRIO E QUER UM CÃO NO LUGAR DE UM SER HUMANO COMO COMPANHIA? QUER QUE O CÃO FAÇA O PAPEL DOS FILHOS QUE JÁ CRESCERAM E SAÍRAM DE CASA? VAI COMPRAR UM CÃO PORQUE QUER PREENCHER O ESPAÇO DEIXADO EM SEU CORAÇÃO POR OUTRO ANIMAL QUE MORREU? QUER UM CÃO COM CARA DE BRABO PARA PARECER IMPONENTE, OU UM CÃOZINHO GRACIOSO COM QUEM POSSA PASSEAR NO PARQUE E ATRAIR AS GAROTAS? QUER QUE ELE SEJA PROTEÇÃO OU ARMA? SE ESSAS SÃO SUAS RAZÕES, APROVEITO PARA DIZER QUE UM CÃO É UM SER VIVO, COM SENTIMENTOS, NECESSIDADES E DESEJOS MUITO DIFERENTES DOS SEUS- MAS TÃO IMPORTANTES QUANTO ESTES. UM CACHORRO NÃO É UM BONECO, UM BRINQUEDO, UM FILHO, UM SÍMBOLO DE STATUS, UMA BOLSA OU UMA ARMA.AO ESCOLHER UM CÃO COM O QUAL DIVIDIR SUA VIDA, VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE INCRÍVEL DE FORMAR UM LAÇO FORTE COM UM MEMBRO DE OUTRA ESPÉCIE. MAS ESSA OPORTUNIDADE TEM UM PREÇO: O DA RESPONSABILIDADE.

foto03

CONHEÇA A SI MESMO ANTES DE CONHECER O SEU CÃO. ANTES DE DECIDIR SER O DONE DE UM CACHORRO, RECOMENDO QUE VOCÊ SEJA CAPAZ DE RESPONDER SIM À PRIMEIRA PARTE DE CADA UMA DAS PERGUNTAS  A SEGUIR, E NÃO ÀS PERGUNTAS ENTRE PARÊNTESES:

  1. EU ME COMPROMETO A PASSEAR COM MEU CÃO POR PELO MENOS UMA HORA E MEIA TODOS OS DIAS? (OU SOMENTE O DEIXAREI NO QUINTAL E CONCLUIREI QUE ELE JÁ FEZ “BASTANTE EXERCÍCIO”?)
  2. ESTOU DISPOSTO A APRENDER COMO SER UM LÍDER DE MATILHA CALMO E ACERTIVO COM MEU CÃO? (OU PERMITIREI QUE ELE FAÇA O QUE QUISER, PORQUE ISSO É MAIS FÁCIL?)
  3. ESTABELECERIE REGRAS, RESTRIÇÕES E LIMITES CLAROS NA MINHA CASA? (OU PERMITIREI QUE O CÃO FAÇA O QUE QUISER, QUANDO QUISER?)
  4. VOU ME COMPROMETER A SERVIR ÁGUA E ALIMENTO Á ELE? (OU VOU ALIMENTÁ-LO APENAS QUANDO ME LEMBRAR?)
  5. DAREI CARINHO APENAS EM MOMENTOS ADEQUADOS E QUANDO MEU CÃO ESTIVER CALMO E SUBMISSO? (OU O ABRAÇAREI E BEIJAREI QUANDO ELE ESTIMER TEMEROSO, AGRESSIVO OU SEMPRE QUE ELE QUISER?)
  6. LEVAREI MEU CACHORRO AQO VETERINÁRIO REGULARMENTE, SEMPRE QUE SEJA NECESSÁRIO LAVÁ-LO , MEDICÁ-LO OU VACINÁ-LO (OU SÓ O LEVAREI AO VETERINÁRIO QUANDO ELE ESTIVER DOENTE OU FERIDO?)
  7. VOU PROVIDENCIAR PARA QUE MEU CÃO SEJA SOCIALIZADO E TREINADO ADEQUADAMENTE, DE MODO A NÃO REPRESENTAR UM RISCO A OUTROS ANIMAIS E A SERES HUMANOS ? (OU VOU TORCER PARA QUE NADA DE RUIM ACONTEÇA E MANDAR AS PESSOAS SAÍREM DE PERTO?)
  8. LIMPAREI A SUJEIRA QUE MEU CACHORRO FIZER SEMPRE QUE EU PASSEAR COM ELE? (OU VOU PENSAR QUE O COCÔ DELE NÃO É PROBLEMA MEU?)
  9. ESTOU DISPOSTO A APRENDER SOBRE PSICOLOGIA CANINA DE MODO GERAL E SOBRE AS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA RAÇA DO MEU CÃO? (OU VOU TRATÁ-LO COMO ACHAR QUE DEVO?)
  10. COMPROMETO-ME EM SEPARAR UM A QUANTIA EM DINHEIRO CASO TENHA QUE CHAMAR UM PROFISSIONAL PARA TRATAR UM PROBLEMA DE COMPROTAMENTO DO MEU CÃO OU PRECISE LEVÁ-LO AO VETERINÁRIO COM URGÊNCIA? (OU ELE SÓ VAI TER O QUE EU PUDER DAR NO MOMENTO?)

VOCÊ PASSOU? SE A RESPOSTA É SIM, PARABÉNS, ESTÁ PRONTO PARA TER UM CÃO. SE A RESPOSTA É NÃO, TALVEZ VOCÊ QUEIRA REPENSAR SUA ESCOLHA. EXISTEM MUITOS GATOS SEM LAR POR AÍ, QUE TAMBÉM PRECISAM DE AJUDA, E SUAS NECESSIDADES SÃO BEM DIFERENTES DAS DOS CÃES, ALÉM DE MENOS COMPLICADAS.

AGORA ESTÁ NA HORA DE ESCOLHER O CÃO. A RAÇA É FATOR MUITO IMPORTANTE, E HÁ ÓTIMOS GUIAS QUE VOCÊ PODE CONSULTAR PARA CONHECER AS CENTENAS DE RAÇAS DE CÃES QUE EXISTEM. A HISTÓRIA DOS CÃES É FASCINANTE, E VOCÊ NUNCA SE CANSARÁ DE LER A RESPEITO DELA.

MAS, QUANDO É PRECISO CRIAR UM VÍNCULO ENTRE UM SER HUMANO E UM CÃO IDEAL, ACREDITO QUE A ENERGIA COMPATÍVEL É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE A RAÇA. EM PRIMEIRO LUGAR, SEJA HONESTO A RESPEITO DE SEU PRÓPRIO NÍVEL DE ENERGIA. DEPOIS, ANALISE O NÍVEL DE ENERGIA DO CÃO QUE PRETENDE COMPRAR. E PENSE BEM.”

(MILLAN, CESAR)